domingo, 29 de maio de 2011

Comemoração do Ano Internacional do Voluntariado


Olá viva!

Neste ano de 2011 comemora-se o 10.º aniversário do Ano Internacional do Voluntariado, decidido pela ONU e o qual foi comemorado pela primeira vez em 2001.
Assim, é importante lembrarmo-nos: O que é o voluntariado?
É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Em Portugal, um dos exemplos mais representativos é o dos Bombeiros Voluntários, os quais prestam ajuda a quem precisa, contribuindo para um mundo mais solidário.
Mas não podemos esquecer as milhares de pessoas que, todos os dias, anonimamente, rompem a lógica do egoísmo e do trabalho somente em troca de dinheiro e realizam ações solidárias e voluntárias, com a missão de levar qualidade de vida a crianças, jovens e idosos.

“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.”
John Ruskin


Um beijo rosado
Da prof. Isilda

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comemoração do dia 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus


Olá viva!

No dia 18 de Maio assinala-se, em todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus, que se comemora desde 1977.

Todos os anos, o ICOM – Conselho Internacional dos Museus adopta um tema específico para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em todo o mundo. Para este ano, o tema escolhido foi “Museu e Memória”.

Como sabem, os museus armazenam muitos objectos que constituem o nosso património natural e cultural e que transmitem as memórias da humanidade.

A celebração do Dia Internacional dos Museus é uma oportunidade que os visitantes dos museus têm de descobrir essas memórias e ficar a conhecer o legado que deixamos às gerações vindouras.

Aproveitem bem o Dia Internacional dos Museus e façam-lhes uma visita.

Um beijo rosado
Da prof. Isilda

domingo, 15 de maio de 2011

Comemoração do dia 15 de maio – Dia Internacional da Família



Olá viva!


A Assembleia-geral da ONU (ainda se lembram o que quer dizer ONU?) proclamou, a 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família.
Este dia tem como objetivo, a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades.
Este dia serve ainda para refletirmos sobre os problemas económicos, sociais e culturais que afetam as famílias em todo o mundo.
Na minha opinião, é na família que encontramos toda a energia para viver.
E para vocês, o que entendem por FAMÍLIA?
Conseguem defini-la?
Fico à espera das vossas respostas.


Um beijo rosado
Da prof. Isilda

domingo, 8 de maio de 2011

Comemoração do Dia 8 de Maio - Dia Mundial da Cruz Vermelha.




Olá viva!


No dia 08 de Maio comemora-se o Dia Mundial da Cruz Vermelha. Esse dia foi escolhido por ser a data de aniversário do suiço Henri Dunant.
Henri Dunant fundou o Comité Internacional da Cruz Vermelha, em 1863, com o objectivo de constituir sociedades de assistência em tempo de paz, com enfermeiros que tratassem dos feridos em tempo de guerra, sendo estes volunrios reconhecidos e protegidos por meio de um acordo internacional.
A bandeira da Instituição foi inspirada na da Suíça, porém com as cores invertidas, um fundo branco com uma cruz vermelha no centro.
Hoje, a Cruz Vermelha está instalada em 171 países e realiza todo o tipo de ajuda humanitária, especialmente em países que estão em guerra ou que tenham sofrido desastres naturais, em especial nos subdesenvolvidos, que não possuem recursos para tal atividade.
Na guerra ou na paz, a Cruz Vermelha tem como principal objetivo promover o bem-estar das pessoas, estendendo as suas actividades ao campo da educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e muito mais.
A Cruz Vermelha não age sob interesse de nenhum país, empresa ou organização. O seu interesse maior é a vida, sem discriminar etnia ou nacionalidade.

Um beijo rosado
Da prof. Isilda

Trabalhos em EVT

Olá viva!



Os alunos do 6.º I concluiram os trabalhos realizados em pastel de óleo.


Deixamos aqui alguns desses trabalhos, que tiveram como objectivo homenagear o pintor Malangatana, falecido a 5 de Janeiro deste ano, com a reinterpretação de algumas das suas obras.


Esperamos que gostem!















Beijinhos das professoras de EVT










domingo, 1 de maio de 2011

Comemoração do dia 1 de Maio – Dia da Mãe e …



Olá viva!


No dia 1 de Maio comemora-se o Dia da Mãe e o Dia Mundial do Trabalhador.

Partilho com vocês, neste dia tão especial, para as Mães, algumas fotos, à semelhança do que fíz no dia 19 de Março - Dia do Pai.
Espero que gostem!

Feliz Dia da Mãe!
Um beijo cor de rosa para todas as MÃES.

Mãe é aquela que dá o ombro…




Mas também empresta a sua barriga durante nove mágicos meses…




Que encosta a testa, mas também o seu peito…




Que nos ampara em todas as ocasiões…




Porque tem sempre a sua mão por perto…




Que brinca…




Que dá colo…




Que deixa ser beijada…




E que BEIJA…




Dia Mundial do Trabalhador




O Dia Mundial do Trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio, tendo sido escolhido esse dia como homenagem à manifestação de trabalhadores que se realizou no dia 1 de Maio de 1886, nas ruas de Chicago, E.U.A., exigindo a redução do horário de trabalho para 8 horas diárias.
Após muitas manifestações e lutas sindicais, no final do século XIX e princípio do século XX, o primeiro país a proclamar o dia 1 de Maio como feriado nacional foi a França, em 1919, depois a Rússia, em 1920, sendo este exemplo seguido por muitos outros países.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o dia 1 de Maio e este passou a ser feriado, visto que durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

Um beijo rosado
Da prof. Isilda