domingo, 13 de fevereiro de 2011

Comemoração do dia 14 de fevereiro – Dia de São Valentim



Olá viva!


As comemorações de 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possiveis, umas de tradição Cristã, outras de tradição romana.
A Igreja Católica reconhece três Santos com o nome de Valentim, mas o Santo dos namorados parece ter vivido no séc III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio escolheu o dia 14 de fevereiro para culto de S. Valentim.
Valentim era um cristão contemporâneo do imperador Claúdio II. Este imperador queria constituir um exército romano grande e forte; por não conseguir levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não queriam abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. A solução que encontrou foi proibir os casamentos entre os jovens.
Valentim ter-se-á revoltado contra esta ordem e terá casado muitos casais em segredo.
Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história.
Segundo uma delas, enquanto Valentim estava na prisão, era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo.
No dia da sua morte, deixou-lhe um bilhete que dizia “ Do teu Valentim”.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas nesta data não tem qualquer ligação com este Santo, mas sim com o facto de coincidir com o princípio do acasalamento das aves que se inicia a 14 de fevereiro.
Seja como fôr, este dia ficou marcado com a data de troca de mensagens carinhosas entre namorados. Exemplos disso são os imensos serviços de envio de SMS, tanto na televisão e rádio como na Internet.
No entanto, não se preocupem os mais tradicionais, pois por muitos avanços que surjam, o famoso chocolate há-de sempre saber bem nesta altura, e esse não se consegue enviar por SMS, e-mail ou postal electrónico.


Tenham um feliz Dia de S. Valentim ♥♥♥


Um beijo muito rosado
Da prof. Isilda

1 comentário:

  1. Que romântico!!!!!!!!!!!!

    xauzinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar